
- A concha se chama Pantchdjanya, que têm nela os cinco elementos da criação: ar, fogo, água, terra e éter. Quando se assopra nessa concha, pode se ouvir o som que deu origem à todo o universo, o OM.
- O disco, ou roda de energia de Vixnu, se chama Sudarshana, e representa o controle dos seis sentimentos, servindo de arma para cortar a cabeça de qualquer demônio.
- O Lótus se chama Padma e é o símbolo da pureza e representa a Verdade por trás da ilusão.
- O cajado se chama Kaumodaki, ele representa a força da qual toda a força física e mental do universo são derivadas.
Shiva
deus destruidos, destrói para construir algo novo, motivo pelo qual muitos o chamam de "renovador" ou "transformador".
Ganesha
considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. Representa uma solução lógica para os problemas, ou "Destruior de Obstáculos".
A cabeça de elefante representa fidelidade, inteligência e poder discriminatório.
O fato dele ter apenas uma única presa (a outra estando quebrada) indica a habilidade de Ganesha de superar todas as formas de dualismo.
As orelhas abertas denotam sabedoria, habilidade de escutar pessoas que procuram ajuda e para refletir verdades espiriyuais. Elas simbolizam a importância de escutar para poder assimilar idéias.
A tromba curvada indica as potencialidades intelectuais que se manifestam na faculdade de discriminação entre o real e o irreal.
Na testa, o trishula é desenhado, simbolizando o tempo (passado, presente e futuro) e a superioridade de Ganesha sobre ele.
A barriga contém universos infinitos. Ela simboliza a benevolência da natureza e equanimidade, a habilidade de Ganesha de sugar os sofrimentos do Universo e proteger o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário