Fazendo estória por aqui...

23 de nov de 2008

Deuses hindu - os que gosto!!


Brama

é considerado como a representação da força criadora ativa no universo.


Vixnu

deus responsável pela manutenção do universo. Nas duas representações comuns de Vixnu, ele aparece flutuando sobre ondas em cima das costas de um deus-serpente chamado Shesh Nag, ou flutuando sobre as ondas com quatro braços, cada mão segurando um de seus atributos, uma concha, um disco de energia, um Lótus e um cajado.


  • A concha se chama Pantchdjanya, que têm nela os cinco elementos da criação: ar, fogo, água, terra e éter. Quando se assopra nessa concha, pode se ouvir o som que deu origem à todo o universo, o OM.

  • O disco, ou roda de energia de Vixnu, se chama Sudarshana, e representa o controle dos seis sentimentos, servindo de arma para cortar a cabeça de qualquer demônio.

  • O Lótus se chama Padma e é o símbolo da pureza e representa a Verdade por trás da ilusão.

  • O cajado se chama Kaumodaki, ele representa a força da qual toda a força física e mental do universo são derivadas.

Shiva


deus destruidos, destrói para construir algo novo, motivo pelo qual muitos o chamam de "renovador" ou "transformador".



Ganesha


considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. Representa uma solução lógica para os problemas, ou "Destruior de Obstáculos".


A cabeça de elefante representa fidelidade, inteligência e poder discriminatório.


O fato dele ter apenas uma única presa (a outra estando quebrada) indica a habilidade de Ganesha de superar todas as formas de dualismo.


As orelhas abertas denotam sabedoria, habilidade de escutar pessoas que procuram ajuda e para refletir verdades espiriyuais. Elas simbolizam a importância de escutar para poder assimilar idéias.


A tromba curvada indica as potencialidades intelectuais que se manifestam na faculdade de discriminação entre o real e o irreal.


Na testa, o trishula é desenhado, simbolizando o tempo (passado, presente e futuro) e a superioridade de Ganesha sobre ele.


A barriga contém universos infinitos. Ela simboliza a benevolência da natureza e equanimidade, a habilidade de Ganesha de sugar os sofrimentos do Universo e proteger o mundo.

Nenhum comentário: